Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

“Segurança da Cadeia Logística e o Conceito de Operador Econômico Autorizado”

FEADUANEIROS, SDAERGS e SINDASP marcam presença no Seminário S/ OEA


Luis Cláudio Santana Montenegro (Departamento de Sistema de Informações Portuárias),
John Mein (PROCOMEX), Jaime Ramsay (Customs and Border Protection - USA),
Paulo Protasio (ANUT) e no pulpito, Dra. Lytha Spindola (CAMEX).

Representantes da FEADUANEIROS, do SDAERGS e do SINDASP, participaram dia 25/09/09 das 9 às 13:00h, na Camara Americana de Comércio (AMCHAM SP), do Seminário "Segurança da Cadeia Logística e o Conceito de Operador Econômico Autorizado"

Realizado pelo Instituto Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior – PROCOMEX, o evento contou com a participação de autoridades nacionais e internacionais, tais como a Dra. Lytha Spindola, Secretária Executiva da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX; Luiz Claudio Santana Montenegro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República - SEP; Jaime Ramsay, adido do U.S. Customs and Border Protection (CBP USA); Thomas White, Consul-Geral dos EUA no Brasil; Germaine Robinson da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA; Paulo Protásio, Presidente da Associação Nacional de Usuários do Transporte de Cargas - ANUT; Antonio Russo, Auditor Fiscal do Porto de Santos, entre outras autoridades.

Para o Presidente do SDAERGS, Lauri Kotz, o "Operador Econômico Autorizado" quando implantado estabelecerá um diferencial na cadeia logística em virtude da segurança, agilidade e prioridade no decurso do desembaraço aduaneiro.

Na opinião de Heitor Longato, representante da FEADUANEIROS, bem como de alguns presentes, "A exemplo da implantação do SISCOMEX, o projeto poderia ser implantado em duas etapas distintas, iniciando pela inclusão dos OEAs nas operações de exportação, que possuem um nível mais simples de operacionalidade e incentivo governamental, para então partir para a experiência na importação."

José Kralik, Vice- Presidente do SDAERGS destaca a importância do tema, uma vez que como prestadores de serviços, temos que estar atentos às mudanças do mercado. Segundo Kralik a Secretária Executiva da Camex, LythaSpindola, deixou claro que a facilitação do comércio exterior passará, obrigatoriamente, por uma cadeia logística segura, e nela encontrar-se-á o Despachante Aduaneiro preparado e habilitado, conclui.

Colaboração: Assessorias de Imprensa FEADUANEIROS e SDAERGS

voltar