Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

"Frente pela Modernização da Aduana” prestigia a 40ª Assembléia da Associação dos Agentes Profissionais de Aduana

“Frente pela Modernização da Aduana” prestigia a 40ª Assembléia da Associação dos Agentes Profissionais de Aduana


Dep. Fernando Melo (PT-AC), Daniel Mansano (Feaduaneiros), Dep. Sérgio Oliveira Cunha (PMN-AC),
Lauri Kotz (SDAERGS/Vice Presidente ASAPRA para o Cone Sul)

O Presidente da “Frente Parlamentar pela Modernização da Aduana Brasileira”, Dep. Fernando Melo (PT-AC) e o Vice Presidente, Sérgio Oliveira Cunha (PMN-AC), acompanharam o Presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Daniel Mansano e o Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul e Vice Presidente para o Cone Sul ASAPRA, Lauri Kotz, nos dias 19 e 20 deste mês, em Viña Del Mar, cidade da Província de Valparaíso no Chile, nas discussões sobre o papel do agente aduaneiro no Século XXI, tratados de livre comércio, acordos comerciais subscritos pelo Chile e a visão da Organização Mundial de Aduanas (OMA) sobre o reconhecimento mútuo de Operadores Econômicos Autorizados (OEA).

Destacaram-se dentre os palestrantes, o Secretário da Organização Mundial de Aduanas (OMA), Sérgio Mujica; o Diretor Geral de Aduanas da Espanha, Nicolás Bonilla Penvela; a Diretora de Aduanas da Argentina, María Silvina Tirabass; e o Diretor Geral de Aduanas do Paraguai, Carlos Ríos Silva.

A Carta de Entendimento entre o Serviço Nacional de Aduanas da República do Chile e a Receita Federal Brasileira, assinada em 30 de junho deste ano, é o marco regulatório que cria oportunidades para potencializar ao máximo, a contribuição com vistas ao desenvolvimento econômico e social sob as orientações da OMA.

Para avançar na implementação do Marco Normativo da OMA, ambas Administrações de Aduana se comprometeram a promover esforços, a fim de alcançar um programa de reconhecimento mútuo de Operadores Econômicos Autorizados (OEA). Daí, a importância da presença de representantes da Feaduaneiros e da SRFB, que participam da busca de um cronograma de trabalho para implantar iniciativas combinadas entre as administrações aduaneiras.

Fala-se em melhores práticas inovadoras e eficazes, com vistas a estabelecer uma compreensão mútua das técnicas das partes; de intercâmbios de pessoas quando sejam mutuamente úteis para melhorar a compreensão dos procedimentos e técnicas aduaneiras e de informações periódicas aos diretores-gerais para determinar as técnicas de capacitação correspondentes.

O secretário da Organização Mundial de Aduanas (OMA), Sérgio Mujica, aceitou convite da Frente Parlamentar de Modernização da Aduana Brasileira, para comparecer a uma audiência pública prevista para fevereiro de 2010, na Câmara dos Deputados, a fim de debater melhorias para o setor.

Colaboração: Assessoria de Comunicação Feaduaneiros

voltar