Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

FEADUANEIROS presente ao seminário “PORTO SEM PAPEL – O caminho inteligente da Carga”

Em evento realizado no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), empresários e autoridades se reuniram para discutir sobre o Projeto da Secretaria Especial dos Portos (SEP) denominado “Porto sem Papel”. O projeto prevê a implantação e eliminação, por completo, dos despachos em formulários nos portos Brasileiros.

O sistema Porto sem Papel é uma janela única na qual todos os dados relativos à atracação e desatracação de cargas de um navio são informados. Em seguida, transmitidos para o sistema próprio das principais autoridades anuentes como CODESP (Portuária), Receita Federal (Aduaneira), Marinha (Marítima), ANVISA (Sanitária), Ministério da Agricultura (Agropecuária) e Polícia Federal (Policial). Isto não impede que no futuro outras autoridades sejam adicionadas aos atuais anuentes.

O treinamento dos funcionários públicos e funcionários de agencias marítimas está previsto para iniciar em breve, mas de acordo com o Diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Comte. Luis Fernando Resano, seria impossível neste momento, acabar com o envio de informações em papel. “Seria uma temeridade. Vamos aguardar uns 2 ou 3 meses e, depois, teremos um porto só com meios eletrônicos, se tudo correr bem”.

Resano informa que pelo cronograma do projeto, em junho está previsto a implantação do projeto no Porto de Vitória (ES) e em julho devem ser treinados os funcionários públicos e agentes marítimos do Rio de Janeiro.

Fonte:  Jornal “A Tribuna”, edição de 1º de abril, página C-8, caderno Porto & Mar.

voltar