Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

Seminário Internacional “Mercosur – El Actual Proceso de Integración Desde la Perspectiva Regional”

Seminário Internacional
“Mercosur – El Actual Proceso de Integración Desde la Perspectiva Regional”

Realizou-se nos dias 22 e 23 deste mês, em Assunção, Paraguai, o Seminário Internacional “Mercosur – El Actual Proceso de Integración Desde la Perspectiva Regional”, patrocinado pelo Centro de Despachantes de Aduana del Paraguay, no qual estiveram presente, como palestrantes, autoridades da mais alta patente de tal País e do segmento aduaneiro de todo o mundo, como por exemplo, o Vice-Ministro da Fazenda do Paraguay, autoridades da Direção Nacional das Aduanas do Paraguai, entre eles o seu Diretor, Sr. Javier Contreras, o Dr. Sérgio Mujica, da Organização Mundial das Aduanas - OMA e representantes de Associações de Despachantes Aduaneiros da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, México e Brasil, todos como participantes e palestrantes.


Carlos Eduardo Ayalla (Paraguay), Alfredo Z. Bautista (Paraguay), Alvaro Pinedo (ASAPRA),
Sergio Mujica (OMA) e Daniel Mansano (Feaduaneiros)

Ao Brasil foi aberto um Painel sob o título “O Despachante Aduaneiro, um Facilitador do Serviço Aduaneiro e do Comércio Internacional”, do qual o palestrante foi o Dr. Domingos de Torre, pela Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros do Brasil. Participaram ainda desse Painel como palestrantes o Dr. Enzo Lomgobardo, Vice-Presidente da Associação dos Despachantes Aduaneiros do Uruguai e o Dr. Jorge Wega, membro da Câmara Aduaneira do Chile. Após as palestras os três palestrantes foram intensamente acionados para debates, podendo-se dizer que a representação do Brasil conseguiu expor todos os aspectos da legislação Brasileira em comparação com a de outros países da América Latina.

Palestraram, ainda, o Sr. Rubén Pérez, Presidente do Centro de despachantes da Repúbçlica Argentina, o Sr. Alejandro Ramos Gil, Presidente da ASAPRA, Don Juan Carlos Vilaseca, ex Presidente da Câmara Nacional dos despachantes Aduaneiros da Bolívia, Don Javier Contreras, Diretor da Direção Nacional de Aduanas do Paraguai, juntamente com o advogado desta instituição. Estiveram presentes ainda como palestrantes o Dr. Patrício Castro, do Fundo Monetário Internacional e o assessor jurídico do Centro de Despachantes do Paraguai, Dr. Roberto Luiz Díaz Labrano.


Sergio Mujica (OMA) e Daniel Mansano (Feaduaneiros)

Um dos temas foi o do OEA – Operador Econômico Autorizado, muito comentado e discutido.

Estiveram presentes como participantes da Mesa o Presidente e o Vice-Presidente da Feaduaneiros, Sr. Daniel Mansano e o Sr. Cláudio de Barros Nogueira.


Claudio de Barros Nogueira (SDAS/Feaduaneiros), Daniel Mansano e Domingos de Torre (Feaduaneiros)

O Seminário foi muito proveitoso a todos, porquanto foram debatidos de forma intensa temas relacionados à profissão e às atividades dos despachantes aduaneiros no mundo.


Daniel Mansano e Domingos de Torre (Feaduaneiros), Luis Roberto Aquino Daiub (Paraguay),
Claudio de Barros Nogueira (SDAS/Feaduaneiros)

Fonte: Assessoria Jurídica Feaduaneiros

voltar