Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

ENAEX 2013

Após dois dias de debates sobre logística integrada e competitiva, o 32º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2013), realizado anualmente pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) desde 1971, alocado este ano no Armazém II – na Praça Mauá - Rio de Janeiro, encerrou nesta sexta-feira dia 23/08/2013. O presidente da AEB, José Augusto de Castro, iniciou as solenidades de abertura do evento, destacou que “O objetivo do ENAEX é discutir propostas, abrir janelas. E um dos resultados do encontro deste ano foi que, nas reuniões realizadas com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Secretaria da Receita Federal, já foram acertados encontros futuros para discutir a agilização de procedimentos. Uma semente que vai germinar”.

A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros marcou presença no evento com uma comitiva composta de representantes dos sindicatos de Despachantes Aduaneiros de todo o Brasil e na participação conjunta no stand CNC/SENAC/FEADUANEIROS.



No segundo dia, a programação foi aberta com um pronunciamento especial do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, sobre “Perspectivas e avanços na logística aeroportuária”.

O ministro destacou que o Programa de Aviação Nacional fará intervenções em 270 aeroportos no país e afirmou que pretende dobrar a quantidade de passageiros aéreos até 2020. “O transporte aéreo está deixando de ser um transporte de rico para ser um transporte de todos. Está se transformando em transporte coletivo, não somente de passageiros, mas também de cargas”, disse. Moreira citou como exemplo o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), que, segundo ele, vai mudar a qualidade do setor aeroportuário no Brasil.
A seguir, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e a superintendente da 7ª Região Fiscal da Receita, Eliana Polo Pereira, abordaram o tema “A Receita Federal e a facilitação do comércio exterior”.


Outro pronunciamento especial foi feito pelo subsecretário-geral da América do Sul, América Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Antonio José Ferreira Simões, sobre “O Mercosul e a integração regional: expansão e perspectivas”.

O evento contou ainda com a participação de autoridades e empresários tais como Ernane Galvêas – Consultor Econômico da CNC e ex-ministro da Fazenda, Daniel M. Godinho - Secretário de Comércio Exterior, Mário Lima Jr. - Secretário-Executivo da Secretaria de Portos da Presidência da República, Wagner Pinheiro de Oliveira - Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Jorge Ávila - Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Carlos Mariani Bittencourt – Vice-Presidente da FIRJAN, Carlos Abijaodi – Diretor da CNI, Benedicto Fonseca Moreira - Presidente do Conselho de Administração da AEB, Roberto Giannetti da Fonseca - Diretor do DEREX/FIESP entre outros.

Para acessar as palestras do evento clique no link ao lado: http://www.enaex.com.br/enaex2013/noticia.asp?Id=146 

Fonte: ASCOM ENAEX/CNI/FEADUANEIRO

 

 

voltar