Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Reunião com o Ministro Armando Monteiro (MDIC)

 

Uma comitiva da FEADUANEIROS, composta pelos senhores Daniel Mansano (Presidente), José Carlos Raposo Barbosa (Diretor e Presidente SINDAPE), Nívio Perez dos Santos (Presidente SDAS), José Carlos Santanna (Presidente SDAMG) e Roosewelt Veloso Repezza (Diretor e Presidente SINDAGOFE), estiveram cumprindo agenda de reunião com o Ministro Armando Monteiro do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, bem como Sr. Daniel Marteleto Godinho – Secretário de Comércio Exterior e Sr.  Gustavo Saboia Fontenele e Silva (Chefe de Gabinete), a fim de estreitar relacionamento e discutirmos temas de interesse comum com aquele Ministério.

Antecipadamente ao início das discussões, o Sr. Daniel Godinho apresentou suas desculpas aos representantes pela repercussão negativa que teve reportagem não elaborada pelo MDIC, publicada originalmente no sítio Portal do Brasil e replicada posteriormente para a página do Ministério, onde atestava que as empresas deixariam de utilizar os serviços de Despachantes Aduaneiros em função da implantação do Portal Único do Comércio Exterior e consequente redução nos custos dos processos de exportação e importação. Deixou bem claro que o Ministério não pactua dessa alegação e que a mesma não condiz, de forma alguma, com a visão do MDIC acerca da importância da profissão de despachante aduaneiro. “Minhas palavras se referiam, unicamente, à diminuição de gastos para protocolar documentos. Lamentamos o ocorrido e agradecemos a pronta comunicação da Feaduaneiros no intuito de se esclarecer e corrigir a informação”, disse Godinho.

 

Um assunto bastante recorrente na prática das atividades diárias com aquele Ministério é a dificuldade de comunicação entre Despachantes Aduaneiros com os funcionários do MDIC para sanar pendências na obtenção de Licença de importação. A sugestão da comitiva foi no sentido de realocação de funcionários do MDIC para as praças mais distantes onde teríamos a oportunidade de desfrutar de um atendimento presencial, trazendo celeridade ao processo.  

A ocasião foi propícia para uma rápida apresentação sobre a história, a responsabilidade e a importância do profissional Despachante Aduaneiro no contexto nacional e internacional, trajetória essa que já se contabilizam mais de um século e meio de atuação junto a Importadores, Exportadores e órgãos governamentais, sempre colaborando para a constante modernização da Aduana e do comércio exterior brasileiro.

Ao final da reunião, a comitiva recebeu do Sr. Ministro e do Sr. Secretario, um convite especial para uma apresentação no ministério voltada exclusivamente aos seus funcionários, onde estaremos esclarecendo sobre a responsabilidade, a historia e a importância da categoria para a cadeia logística mundial e no auxílio às políticas de modernização estabelecidas pela OMC, ocasião em que aproveitaremos para discutir e opinar sobre o PORTAL ÚNICO DO COMERCIO EXTERIOR.

Colaboração: ASCOM Feaduaneiros
Crédito: Washington Costa/MDIC

 

Notícias