Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

Logo novo Feaduaneirs 2013

Prezados Colegas de Profissão,

Das melhorias verificadas na estrutura Logística e de Tecnologia da Informação que o Governo Federal tem disponibilizado no intuito de promover melhores políticas e diretrizes relativas à gestão de materiais, obras e serviços, transportes e comunicações, continuamos a notar a grande importância dedicada aos Despachantes Aduaneiros, como parte indivisível desse longo processo de aperfeiçoamento e melhoria das relações de trabalho entre ambos.

Dia após dia, observamos que o Despachante Aduaneiro se destaca, se recicla, se renova e se solidifica como um participe de extrema importância no sucesso e evolução do comércio exterior Brasileiro.

Ações céleres e positivas, assim como o profundo conhecimento de todos os fatores que envolvem o processo de despacho aduaneiro, asseguram a continuidade, a segurança e a confiabilidade delegada a nossos profissionais por clientes e entidades governamentais, como sendo figura primordial para as relações comerciais internacionais.

Incansavelmente, continuaremos a veicular os dois principais “slogans” criados a tantos anos para enaltecer nossos profissionais:

“Despachante Aduaneiro - Seriedade e Comprometimento para o crescimento do Comércio Exterior Brasileiro”

“Despachante Aduaneiro - O Comercio Exterior passa por aqui”

A Feaduaneiros registra a data com muito orgulho e homenageia a todos os colegas de profissão.
PARABENS DESPACHANTE ADUANEIRO!

Daniel Mansano
Presidente

Resultado de imagem para logo receita federal          SUBSECRETARIA DE ADUANA E DE RELAÇÕES  INTERNACIONAIS

 

Prezados Despachantes Aduaneiros,

No vinte e cinco de abril celebra-se o Dia do Despachante Aduaneiro. Nessa data, além de trazer nosso reconhecimento pelo trabalho desses profissionais do comércio exterior, vale fazermos uma reflexão dos desafios enfrentados pelos despachantes nas últimas décadas e o que se visualiza no horizonte.


Há aproximadamente vinte e cinco anos, houve uma quebra de paradigma no comércio exterior quando se iniciou uma longa transição do mundo do papel para as declarações de importação e exportação eletrônicas atuais. Em 1993, os profissionais do comércio exterior passaram a trabalhar em um novo ambiente, o Siscomex Exportação. Esse foi um ponto de inflexão importante para o governo, para o setor privado e para os despachantes aduaneiros. Foi a sinalização de que novos avanços poderiam vir, mudando completamente as características do trabalho diário de dezenas de milhares de pessoas. 

De 1993 até o presente momento, novas tecnologias surgiram, novos controles, inovações na legislação, acordos comerciais foram implementados, tudo a exigir constante aperfeiçoamento dos despachantes aduaneiros e acompanhamento de perto dessa larga evolução. 

Aduanas tem aperfeiçoado rapidamente a gestão de riscos no controle de cargas e de pessoas e isso implica em novos desafios para os despachantes. Cada vez mais solicitados tecnicamente, o mercado também exigirá desses profissionais uma atuação célere e perfeita. Conceitos como o do Operador Econômico Autorizado são vitais para o controle aduaneiro e para as empresas, exigindo também despachantes aduaneiros gabaritados. 

O futuro é promissor e desafiante para todos. Desejo que a profissão de despachante aduaneiro seja cada vez mais valorizada pela sociedade e pelos que atuam no Comércio Exterior, em benefício do país. 


Felicidades a todos.

 

                                                                        
                                                  Marcus Vinicius Vidal Pontes 
                                                     Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
                                                     Subsecretário de Administração Aduaneira
 

 

 

voltar