Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Evento

Primeiro encontro de Intervenientes - "Excelência no Comércio Exterior"

“Excelência no Comércio Exterior” foi tema do
primeiro encontro de intervenientes

Paranaguá, 05 de dezembro de 2007

A Receita Federal em uma ação integrada com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (DAS/PR/SC) realizou o Primeiro Encontro dos Intervenientes do Comércio Exterior, com o tema “Excelência no Comércio Exterior”. O evento foi realizado no último dia 28 de novembro, na sede do sindicato, em Paranaguá, durante todo o dia.

Mensalmente acontece o Fórum de Intervenientes do Comércio Exterior no Porto de Paranaguá, através destas reuniões se viu a necessidade de promover um encontro onde segmentos como: receitas Federal e Estadual, Marinha Mercante, Ministério da Fazenda, ANVISA, IBAMA, Despachantes Aduaneiros, entre outros, para que pudessem discutir a “Excelência no Despacho Aduaneiro em Paranaguá”.

O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Hermógenes Alves de Oliveira, comentou que foi com muita satisfação que recebeu no Sindicato o Fórum de Intervenientes do Comércio Exterior neste primeiro encontro. “Para nós despachantes, é de suma importância que as dificuldades sejam tratadas dentro da nossa casa, junto com os órgãos que intervêem diretamente no Comércio Exterior em Paranaguá. É uma iniciativa de grande importância principalmente para agilização do fluxo de cargas no Porto de Paranaguá”, concluiu Hermógenes.

Licio Domit, chefe do Escritório Regional do IBAMA em Paranaguá, ressalta que a Receita Federal está integrada na comunidade parnanguara e em toda nossa região, e vem interagindo com os sindicatos e com os órgãos intervenientes na exportação pelo Porto de Paranaguá, seja o IBAMA, o Ministério da Agricultura e os demais segmentos, para que os procedimentos se tornem os mais ágeis possível.

Segundo Licio,“algumas reclamações sobre a demora nos procedimentos, tanto pela Receita Federal, Ministério da Agricultura ou IBAMA, foi um dos principais assuntos tratados no encontro. A intenção é de congregar á todos, e juntamente com os Despachantes Aduaneiros (que preparam a documentação), façam o preenchimento de maneira correta, evitando assim alguns vícios no preenchimento, e dessa forma a documentação será acatada, inspecionada e liberada com maior agilidade possível”, enfatiza Licio Domit.

O Inspetor Chefe da Receita Federal em Paranaguá, Arthur Cezar Rocha Cazella, disse que o encontro foi importante para a agilização do comércio, evitando os erros. “Agilizar o Comércio Exterior é uma das principais missões da Receita Federal. As expectativas com o Primeiro Encontro de Intervenientes do Comércio Exterior, e estaremos promovendo muitos outros, é de que haja um congraçamento entre todos os órgãos envolvidos, para que o cliente final, que é a nossa sociedade, não seja prejudicado. Quanto mais avançarmos nesse caminho, quanto melhores os tempos e melhores os resultados, diminuem os custos finais de um produto que com certeza terá reflexos no bolso do contribuinte; do nosso cidadão que é nosso cliente final a quem os nossos serviços estão voltados”, finalizou Arthur Cazellla.

voltar