Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Evento

Conferencia Regional sobre Operador Econômico Autorizado para a região das Américas e Caribe

A Direção Nacional de Aduanas do Paraguay (DNA) em conjunto com a Organização Mundial de Aduanas para a região das Américas e Caribe (OMA), realizou nos dias 5 e 6 do presente mes, nas instalações do Hotel Granados Park em Asunción, Paraguay, a conferência "El Desarrollo y Diseño de un Operador Económico Autorizado".

Estiveram presentes ao evento o Presidente da Feaduaneiros, Daniel Mansano, uma coletiva composta por Presidentes de Sindicatos de Despachantes Aduaneiros do Brasil, além de Érika Gomes Vieira, representante da Secretaria da Receita Federal do Brasil, entre outras autoridades Brasileiras.

O objetivo do evento foi identificar as vantagens que oferece o ajuste das empresas privadas e do Estado às normativas estabelecidas pela OMA. A Diretora da DNA, Margarita Díaz de Vivar, manifestou a importancia da modernização da Aduana e da conscientização do setor privado, no intuito de combater a informalidade e corrupção e mantendo a competitividade e o respeito dentro do mercado internacional.

A figura do Operador Econômico é nova e o termo faz menção à pessoas físicas ou jurídicas que operam através da Aduana, seja ele importador, exportador, Despachante Aduaneiro, transportadores, Armazem ou qualquer outro integrante da cadeia logística.

A Conferência apontou a necessidade de incentivar tais setores da economia a obter a "Certificação de Operador Econômico Autorizado", que está baseado no Marco Normativo da Organização Mundial de Aduanas e descansa nos pilares de colaboração entre aduanas x aduanas ou entre aduanas x empresas.

As primeiras apresentações estiveram a cargo de Allen Bruford, representante OMA, que expos sobre o Marco Normativo Pilar II, seguido por Benedicte Meille que discursou sobre o Programa "E-Learning" e Ernani Checcucci com o tema "Fortalecimento de Capacidades: Acontecimentos e Projetos da OMA".

As palavras finais foram foram do Embaixador Representante Permanente da Guatemala pela OMC, Eduardo Sperisen-Yurt, que fez uma série de auto análise sobre o programa.

voltar