Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Ações Feaduaneiros

ENASERV 2014 REÚNE EMPRESÁRIOS E AUTORIDADES EM SÃO PAULO

 

http://portossa.com/wp-content/uploads/2014/05/image005-ENAServ-2014-foto-Fernando-Cassini-1.jpg

 

A quinta edição do ENASERV (Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços), organizada pela AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) em conjunto com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, realizada dia 29/05/14 na sede da Fecomercio SP, foi um sucesso de público contando com mais de 450 participantes e muito conteúdo. O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, que participou do painel intitulado “As perspectivas das Exportações Brasileiras de Serviços sob a Ótica das Autoridades Públicas e das Lideranças Empresariais”.

Estiveram presentes ao evento Daniel Mansano e Lauri Kotz, Presidente e Vice-Presidente FEADUANEIROS respectivamente, oportunidade em que aproveitaram para revalidar o convite para que o Dr. Barreto - Secretário da Receita Federal, assim como o Dr. Ernani Argollo Checcucci, ministrassem uma palestra específica aos Presidentes e Diretores das entidades filiadas sobre “Portal Único do Comércio Exterior” e “OEA”, iniciativa altamente recomendada pelo secretário e prontamente aceita.

O ministro Mauro Borges ressaltou que o país precisa ampliar os investimentos no exterior para impulsionar suas exportações, sobretudo a de serviços, afinal em suas próprias palavras “Não tem milagre. Para melhorar a balança comercial de serviços temos que investir no exterior". 

O painel também contou com a participação do Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Luiz Ribeiro; o secretário da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda, Carlos Alberto Freitas Barreto; o Presidente da Apex Brasil, Maurício Borges, o Diretor do BNDES, Luiz Eduardo Melin Carvalho e Silva e o Presidente da AEB, José Augusto de Castro.

Houve ainda a apresentação do estudo encomendado pela AEB sobre os serviços de engenharia com foco na exportação, pelo economista da LCA Consultores, Fernando Camargo, com debate do Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Rodrigo Toledo Cabral Cota, e da Superintendente da Unidade de Comércio Exterior do BNDES, Luciene
Ferreira M. Machado.

http://www.desenvolvimento.gov.br/admin/arquivos/msg14013879621.jpg

Depois, teve lugar à entrega do prêmio “Destaque na Exportação de Serviços 2014” conferido pelo MDIC e AEB, para as empresas Andrade Gutierrez, IBM Brasil, Aliança Navegação, GE Celma, Globo Comunicação, Pinheiro Neto Advogados, Mectron Engenharia e Grupo O Boticário.

No período da tarde, foi realizado o painel sobre a Internacionalização do Setor de Serviços: Avanços e Aprendizados, onde a professora da Escola de Negócios da PUC-RJ, Ângela Rocha, apontou as dificuldades no processo, seguido da apresentação de “cases” dos palestrantes Sergio Paulo Gallindo - Presidente da BRASSCOM e Bernardo Manfredini - Diretor da ABRAGAMES e CEO da 2Mundos.

O quarto painel, que teve como moderador o vice-presidente executivo da AEB, Fábio Martins Faria, mostrou o que pode ser feito para alavancar as exportações de serviços de empresas brasileiras. Já o quinto painel ressaltou a importância da participação dos empresários na tramitação dos projetos de lei, no âmbito do Congresso Nacional.

O último painel apresentou a Estatística do Siscoserv e foi moderado por Fábio Marins Faria, vice-presidente executivo da AEB, que teve como palestrante Maurício Lucena do Val - Diretor do DECOS/SCS/MDIC e comentários de Ricardo Caldas, professor do Instituto de Ciências Políticas da UnB.

No encerramento, o presidente da AEB, José Augusto de Castro agradeceu a expressiva presença do público, convidando a todos para comparecerem a feira ENAEX (Encontro Nacional de Comércio Exterior), que será realizada nos dias 7 e 8 de agosto no Rio de Janeiro.

Fonte: Insight Eng. de Comunicação e Marketing/AEB/PORTO S.A./FEADUANEIROS

 

voltar