27/12/2008 - SDAERGS PROMOVE ENCONTRO ENTRE ASSOCIADOS E SUPERVISÃO DO PORTO SECO DE URUGUAIANA

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, na figura de seu presidente, Lauri Kotz articulou uma reunião entre Despachantes Aduaneiros e Transportadores, representados pelo vice-presidente da ABTI, José Carlos Becker, e os auditores fiscais da Receita Federal do Brasil de Uruguaiana.

O encontro aconteceu no dia 17/12/2008 na delegacia do SDAERGS e a ocasião propiciou um diálogo franco e aberto entre os participantes. Os Despachantes Aduaneiros associados puderam falar sobre as dificuldades as quais vem sendo enfrentadas nos últimos tempos e da mesma forma, os auditores fiscais tiveram a oportunidade de expor o ponto de vista da Receita Federal.

Estiveram presentes as autoridades fiscais Thiago Flores Schimitt, responsável pela conferência física das mercadorias, Leandro Freitas Pires, supervisor da importação, José Salomão Machado, supervisor da exportação, e Flavio Coelho Machado, supervisor do porto.

A reunião foi transparente nas colocações e conforme o novo supervisor, a Receita Federal do Brasil, em nível nacional, estadual e local está passando por mudanças significativas.

Rumo à qualificação no atendimento - de acordo com as últimas manifestações da Secretária da Receita Federal do Brasil, Dra. Lina Maria Vieira, com relação às adequações nos procedimentos de fiscalização, as quais vêm ocorrendo no Porto Seco nos últimos tempos, estão buscando rendimento contínuo, todavia é do conhecimento desta supervisão que o número de servidores efetivos é um problema grave e independe dos gestores locais.

De acordo com associado Victor Gonzales, neste processo o Despachante Aduaneiro é um facilitador entre o contribuinte (importador/ exportador) e a Receita Federal. Desta maneira, solicita-se que as reivindicações da classe, as quais se resumem em acesso e diálogo facilitado e contínuo sejam atendidas.

Colaboração: Raquel Zubiaurre Reschke, Relações Públicas SDAERGS