Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

30/12/2008 - SDAERGS fomenta a criação de Programa Diferenciado para Importadores

Em reunião ocorrida na manhã de 30/12/08, na delegacia do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana, o Presidente do SDAERGS, Lauri Kotz solicitou ao Deputado Frederico Antunes a necessidade de implementação de um programa de benefício que estimule o crescimento das importações no Rio Grande do Sul. Conforme o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros esta é uma das estratégias as quais estamos levantando a fim de buscar alternativas para passarmos por cima da crise.

Nos Estados do Espírito Santo e Santa Catarina já existem programas desta natureza, ao exemplo do Pró-Emprego, o qual oferece um tratamento tributário diferenciado do ICMS, destinando-se a incentivar empreendimentos considerados de relevante interesse sócio-econômico situados em território catarinense ou que nele venham a se instalar.

Segundo Leandro Lamandril, gestor operacional da Tito Global Trade Services, o regime especial beneficia diversos setores, como importadores, empresas Trade in Company através da diferenciação do ICMS parcelado em 24x sem juros.

O assessor jurídico da Tito, Tadeu Moreira Campelo Filho, afirma que o benefício às importações deve acontecer desde que à mesma seja realizada em solo gaúcho, desta forma a gerar maior arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços).

Para o empresário Hermeto Bermudez, no aspecto logístico o benefício trará uma maior arrecadação e desenvolvimento ao estado, consequentemente aos profissionais do comércio internacional. Hermeto ressalta que para implementação do projeto deve ser implícita a criação de um comitê de auxílio, o qual seja qualificado e atento, a fim de acatar às expectativas e necessidades do Rio Grande do Sul.

O Programa diferenciado beneficiará todas as fronteiras do RS, as quais fazem divisa com o Uruguai e Argentina, principalmente a metade sul do estado, como Chuí, Jaguarão, Rio Grande e Porto Xavier e Santana do Livramento.

Frederico destaca que, a aplicação do benefício é de fundamental importância para o setor, desde que o programa não atinja segmentos os quais venham competir os produtos da nossa terra.

Antunes, o qual pode se dizer ser a maior e atual figura política de expressiva articulação e representatividade da fronteira oeste no parlamento da Governadora Yeda Crusius após receber o pleito ligou pessoalmente diretor Receita Estadual Júlio César Grazziotin deixando agendado para o dia 04/02/2009, às 11hs um encontro com a presença secretário da Fazenda, Aod Cunha, para dar início ao encaminhamento do projeto.

Fotos e Créditos: Raquel Zubiaurre Reschke

voltar