31/03 a 02/04/2009 - Uruguaiana é palco do 1º Seminário de Administração Aduaneira

Miguel Ângelo Evangelista Jorge, Nory Celeste Sais de Ferreira, Lauri Kotz, Pref. Sanchotene Felice, Dão Real de Oliveira Santos, Alberto Amadei, Guilherme Beltrami

Participantes do Evento

Uruguaiana está sediando entre os dias 31/03 a 02/04, o 1º Seminário Regional de Administração Aduaneira da 10ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil. O evento visa à discussão do atual sistema aduaneiro.

De acordo com superintendente da 10ª Região, Dr. Dão Real de Oliveira Santos, durante os três dias de trabalho será feito um levantamento de problemas e a proposição de soluções que contemplem as questões aduaneiras, na busca de efetividade no controle dos despachos e viabilidade dos fluxos com comércio internacional. Dão Real enfatizou a necessidade de uma aduana íntegra e integrada, que envolva todas as áreas do conhecimento aduaneiro.

Para Dr. Fausto Viera Coutinho, Subsecretário da Aduana de Relações Internacionais este evento servirá para planejar os rumos de que administração aduaneira se quer para o país, através da análise do papel da Receita Federal como um todo.

A realização deste Seminário em Uruguaiana é uma conquista da Delegada - Adjunta da Receita de Uruguaiana, Dra. Nory Celeste Sais de Ferreira. Para ela nada mais próprio que se discuta o tema aduana em um lugar de vocação aduaneira como Uruguaiana. Nory destaca ser necessário deste debate na busca de respostas às dificuldades impostas pela atual crise econômica e que neste período é preciso racionalidade no uso de recursos. Neste sentido, a delegada destacou a escassez de recursos humanos que enfrenta há alguns anos a Receita Federal de Uruguaiana trabalhando, hoje, com um quadro funcional reduzido em aproximadamente 50% o número efetivo de funcionários concursados.

O Juiz Federal Guilherme Beltrami salientou ser interessante que as autoridades presentes conheçam a realidade local e que dentro dos 14 anos em que atua no município o número de litígios é cada vez menor.

Segundo Alberto Amadei Neto, representante da Secretária do Planejamento, Dra. Lina Vieira, estamos vivendo um momento histórico sensível e que cabe a Receita Federal do Brasil um senso de responsabilidade e compromisso muito grande para com a sociedade. Segundo Almadei a mensagem da Secretária aos participantes é a necessidade de um grande balanço da aduana, nunca feito antes.

Este Seminário servirá de plataforma para criação da proposta da nova aduana a ser a ser apresentado ao Presidente da República em Simpósio previsto para o próximo bimestre.

O Prefeito José Francisco Sanchotene Felice enfatizou ser este um processo inédito de interação e indução nos rumos do crescimento econômico do nosso Estado e que o tema influi nos campos econômicos e diplomáticos e ser preciso uma humanização dos processos responsável baseada em valores solidários.

Para Lauri Kotz é muito importante tentar buscar novas fórmulas de fiscalização que perdurem por longo prazo, unindo os segmentos do comércio exterior e a indústria. O que todos nós queremos e esperamos é desempenho e agilidade, pois os estoques das empresas hoje estão em cima de caminhões ou contêineres, e precisam ser desembaraçados.

Fonte: Raquel Zubiaurre Reschke - Assessora de Comunicação SDAERGS