24/04/2009 - Despachantes Aduaneiros associados do SDAERGS comemoram seu Dia

Em abril, dia 25 é a data mais importante no calendário dos profissionais responsáveis pelo desembaraço do comércio exterior, quando se comemora no Brasil, o Dia do Despachante Aduaneiro.

O SDAERGS e a Confraria dos Despachantes Aduaneiros juntamente com ofereceram na sexta-feira (24) um jantar na sede social do sindicato, em Uruguaiana, a cerca de 80 Despachantes Aduaneiros associados e convidados.

O Presidente do SDAERGS, Lauri Kotz parabenizou os Despachantes Aduaneiros pela data, mesmo em meio à crise e falou sobre de algumas ações na luta pela valorização da classe, dentre elas, informou que está recorrendo a Secretaria da Receita Federal em Brasília para falar sobre soluções aos entraves na demora na liberação das mercadorias, no Porto Seco Rodoviário da América Latina ocorridas, principalmente pela falta contingente de auditores fiscais.

Na ocasião Lauri Kotz, fez o lançamento do curso de aperfeiçoamento profissional, o Tecnólogo em Comércio Exterior, parceria realizada com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, curso in company a se realizar ainda este ano.

Ainda homenageou os Auditores Fiscais da Receita Federal Josemar Dalsochio, ex- delegado, e Pedro Durigam, ex-delegado substituto, por seus relevantes trabalhos prestados, sempre de forma incansável, em Uruguaiana.

Em nome do Presidente do SDAERGS, extensivo a todos os Despachantes Aduaneiros, José Carlos Becker, vice- presidente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais - ABTI prestou homenagem em comemoração a data. Conforme suas palavras”o trabalho desta categoria é de fundamental importância para o comércio exterior”.

O Presidente da Confraria dos Despachantes, Gilberto Reis, finalizou os discursos apresentando integrantes da diretoria da confraria. Destacou que a Confraria dos Despachantes Aduaneiros é um grupo de caráter informal. Segundo Gilberto a os encontros tem o propósito de reunir os colegas da classe para momentos de descontração fortalecendo, desta forma, os vínculos de amizades entre os Despachantes Aduaneiros, pois, a categoria para questões administrativas e legais já está muito bem representada pelo seu Sindicato, através do nosso atual presidente Lauri Kotz. Concluindo ressaltou que o evento acontece uma vez por mês na sede da entidade é aberta a todos os despachantes, associados ou não e não precisa de convite.

Alguns depoimentos:

“O Despacho é um dos instrumentos dos mais importantes na cadeia do comércio exterior porque faz a mediação entre empresas e importadores e exportadores.É um trabalho que exige competência e qualificação. Uruguaiana é um modelo de entreposto aduaneiro para o mundo. O que se faz em Uruguaiana com agilidade e qualidade está dentre os melhores entrepostos do mundo. O Despachante Aduaneiro neste caso é elemento indispensável e importantíssimo nesse elo. Em nível de qualificação e competência Uruguaiana é elogiável. Estar promovendo um curso de qualificação ao Despachante que vem somar a este predicado que Uruguaiana tem. Quanto maior for o conhecimento do Despachante melhor será a sua relação com os órgãos intervenientes do despacho.Uruguaiana é uma escola e o que falta aqui é um melhor entendimento do trabalho que o Despachante faz.”. Miguel Pletsch - Auditor da Receita Federal

“Gostaria de parabenizar os colegas pelo Dia do Despachante, principalmente os que enfrentam, dificuldades pela atual crise que nos atinge, que nos limita e assusta por vezes, principalmente aqueles os quais ousam, são criativos e conseguem passar pelo momento difícil sem perder a ética. Desejo que juntos possamos vencer, crescer e sempre contar com o apoio tão necessário para um convívio fraterno. Parabéns a todos os Colegas!”. Alessandra Flores do Amaral - Despachante Aduaneira

“Para mim é de suma importância comemorar o dia de hoje, pois com 74 anos de idade, ainda estou em atividade. Tudo começou aos 13 anos trabalhando com meu pai, o qual também era Despachante Aduaneiro. Eu o auxiliava nos despachos das famosas jangadas de pinho que desciam desde Chapecó (SC) até Uruguaiana, onde aqui, eram desembaraçadas para o lado Argentino seguindo até a cidade de Federación (AR). Desde então tenho esse costume e nunca parei de trabalhar, e nos dias de hoje continuo exercendo meu ofício, inclusive por recomendação médica. Dei início nesta atividade antes da inauguração da ponte internacional de Uruguaiana. Na época, todas as mercadorias eram trazidas de barco, uma vez que não existia o tráfego de caminhões. Me considero um Despachante Aduaneiro velho conduto moderno uma vez que posso contar toda esta trajetória. No dia de hoje me sinto feliz no meio de amigos, embora muitos já não estejam mais aqui. Conheço Lauri Kotz desde quando ele chegou a Uruguaiana, no ano de 1965 é um grande amigo e um exemplo de profissional trabalhador com muita seriedade”. Hugo Candinanos - Despachante Aduaneiro

“No dia 25 de abril prestamos uma homenagem a esta valorosa categoria profissional. Aqui em Uruguaiana existe uma integração muito grande entre a Receita Federal, Despachantes Aduaneiros e os responsáveis pelo transporte (transportadores). Convivi durante 1987 a 1997 com alguns dos responsáveis pelos despachos possibilitando o desembaraço de mercadorias. Lembro no momento que Lauri Kotz, Paulo Estivalet, Hermeto Bermudez e vários outros que trabalhamos juntos, possibilitando um crescimento desta cidade no que se refere ao porto seco de Uruguaiana, ressaltando-se como um porto de grande evidência na América Latina. Quero neste dia do Despachante Aduaneiro apresentar os meus cumprimentos a estes profissionais desejando a todos sucesso e felicidades. Que Deus continue iluminando a todos e que a parceria que aqui sempre existiu seja cada vez mais aprofundada, possibilitando cada vez mais o crescimento desse porto seco”. Pedro Durigan - Auditor Fiscal da Receita Federal

“Estar aqui hoje, comemorando um dia muito importante é gratificante. Também estou representando minha colega, Dani Fanti, a qual sempre participa das confrarias, mas que não pode estar presente em função de viagem a negócios. Trabalhamos com muito afinco e respeito, para que nossa categoria seja regulamentada, lutamos por isso, e acreditamos que participando do SDAERGS estamos somando para que isso um dia aconteça. É por isso estamos aqui”. Denise Collazzo - Despachante Aduaneira

Colaboração: Raquel Zubiaurre Reschke - Assessora de Comunicação SDAERGS

Participantes

Gilberto Reis entregando o homenagem a Pedro Durigan

Lauri e Josemar

Lauri recebendo a homenagem surpresa da ABTI.

Pedro Durigan, Josemar Dalsochio, Miguel Pletsch e Lauri Kotz