Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

15/05/2009 - SDAERGS participa do 4º Encontro Internacional de Centros Comerciais do Rio Uruguai


Breno Prereira da Luz (SDAERGS), Prefeito Sanchotene Felice, Jorge Prestes Lopes (CDL) e o Adm. Cleiton Tambelini Borges

O SDAERGS esteve presente, na figura de seu assessor, Breno Pereira da Luz, representando o Presidente da Entidade, Lauri Kotz, no 4º Encontro Internacional de Centros Comerciais do Rio Uruguai. O evento abordou temas relevantes e de interesse das nações buscando aproximação e integração cultural e ambiental a colaborar para o desenvolvimento econômico do comércio destas fronteiras banhadas e unidas pelo Rio Uruguai.

O Encontro aconteceu na sexta-feira (15/05) e contou com representantes do Brasil, Argentina e Uruguai, sendo esta a primeira vez que os países se reúnem em solo brasileiro para tratar sobre o tema. A promoção foi da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Uruguaiana em parceria com Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU).

De acordo com Breno Pereira da Luz, o SDAERGS participou enquanto agente incentivador no processo do comércio exterior, uma vez que traz subsídios para incentivar a troca de mercadorias entre países. Através de assessoria técnica aos importadores e exportadores, desde o início das negociações de compra e venda até finalização para comercialização o Despachante Aduaneiro contribui para o desenvolvimento do comércio exterior. Os Despachantes Aduaneiros são agentes facilitadores das trocas internacionais, conclui.

Segundo Breno, durante as explanações observamos que as pequenas e médias empresas não têm a mesma organização estrutural dos grandes comércios. Necessitam se adequar para poder competir com as grandes redes comerciais. Sendo assim, o encontro buscou identificar suas deficiências visando adequação comercial, aperfeiçoamento e qualificação profissional, aliados às questões de proteção e preservação ambientais.

Estas grandes superfícies comerciais causam um impacto muito grande nos mercados locais gerando a diminuição de postos de trabalhos, por exemplo, bem como no meio ambiente em que estão inseridas. Os lucrativos resultados financeiros que estas grandes empresas obtêm não são revertidos às regiões onde estão estabelecidas e normalmente seus lucros são transferidos para os seus países de origem, deixando de contribuir para o desenvolvimento local.

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Jorge Prestes Lopes recebeu em sua casa diplomatas e representes de todos os países participantes, bem como os Prefeitos Municipais de Uruguaiana e Passo de Los Libres, além de autoridades políticas e lideranças econômicas representantes do comércio das cidades envolvidas.

voltar