Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

26/05/2009 - Presidente do SDAERGS envolve platéia no 3º LOGICOM com o tema OEA

Rostos atentos era a expressão dos participantes na apresentação da primeira palestra do Seminário de Logística e Comércio Exterior, realizado no último dia 26 de maio, pela Associação Uruguaianense de Administradores – Aura, em Uruguaiana. O Presidente do SDAERGS, Lauri Kotz, foi um dos conferencistas convidados a compartilhar sobre as tendências da área com os estudantes e profissionais presentes no evento.

O tema de sua exposição foi Operador Econômico Autorizado, sendo este, um novo conceito na Estrutura de Padrões de Segurança da Organização Mundial de Aduanas – OMA. O Conceito de OEA nasceu da necessidade dos níveis de segurança, os quais exige o comércio exterior do século XXI, em se tratando de seus processos aduaneiros, principalmente, após taques terroristas de 11 de setembro de 2001, quando vários países iniciaram uma reengenharia nos procedimentos de controle dos agentes colaboradores na cadeia de fornecimento internacional. Poderão ser Operadores Econômicos Autorizados, Despachantes Aduaneiros e todo aquele profissional que estiver qualificado e de acordo com estas normas e exigências poderão ser, bem com o àqueles inseridos dentro da cadeia de suprimentos do Comércio Exterior.

Também colaborou para o sucesso do evento Gilmar Caregnatto, o qual falou sobre “A Importância dos Acordos Comerciais nas Trocas Internacionais”, o Major Fred Antonio Tigre Marinho que abordou o tema “Logística Militar Terrestre e Produtos Controlados“, e José Carlos Silvano do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e logística do Estado do RS – Setcergs, que palestrou sobre “A Logística e a Matriz Rodoviária do RS”.

O SDAERGS também foi um dos patrocinadores do evento e dispôs de um stand para receber seus associados e interessados nas atividades da Entidade enquanto Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado. O Stand também contou com a presença da Me. Prof. Rosana Roth, Coordenadora do Curso Superior em Comércio Exterior - Graduação Tecnológica oferecido pelo Curso de Administração em Comércio Exterior da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, que na oportunidade apresentou a muitos esta nova modalidade de ensino focada no Comércio Exterior e totalmente à distância.

Esta graduação tecnológica está prevista para iniciar em março de 2010 e será aberta ao público em geral, todavia, através do convênio firmado entre o SDAERGS e a Unisinos, apenas os Despachantes Aduaneiros e seus colaboradores serão beneficiados de um desconto e condições especiais de pagamento, uma vez que, o SDAERGS busca oferecer qualificação profissional aliada a possibilidades e condições especiais facilitadoras aos seus associados.

Cabe lembrar que em tempos de crise é importante investir em conhecimento e como o próprio Dirigente da Entidade alertou ao final de sua palestra, a dinâmica do momento em que estamos vivendo é “Quem correr vai ficar parado. Quem ficar parado vai ser atropelado”, concluindo sua apresentação.


José Carlos Silvano (Setcergs), Lauri Kotz (Sdaergs), José S. Schwanck (ABTI), e o Adm. Miguel Ângelo Evangelista Jorge, Delegado do CRA

Colaboração: Raquel Zubiaurre Reschke - Assessora de Comunicação SDAERGS

voltar