Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

25/06/2009 - São Borja novo foco de atuação do SDAERGS

No dia 25 de junho, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do RS promoveu no salão de festas do restaurante Aquarela, um jantar- palestra para a classe dos Despachantes Aduaneiros e autoridades convidadas do município são-borjense.

O assessor jurídico do SDAERGS, Dr. Walter Veppo, apresentou as principais inovações ocorridas com a edição do Novo Regulamento Aduaneiro. Já o presidente da entidade, Lauri Kotz apresentou as principais atividades que o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros vem desenvolvendo em benefício da categoria.

Relatou aos presentes a visita feita anteriormente a Secretária da Receita Federal do Brasil, em Brasília, Dra. Lina Maria, onde pontos relevantes foram abordados. Nesta última estada na capital brasileira, a reunião foi com o chefe da COANA, Dr. Francisco Labriola.

O dirigente também discorreu sobre seu encontro com o superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Dão Real, na Frente Parlamentar Gaúcha pela Modernização de Aduanas nas Áreas de Fronteira da Assembléia Legislativa, ocorrido na capital do Estado na manhã de 25/02, que tratou de questões sobre políticas públicas de melhorias nas aduanas, abrangendo especialmente três pontos básicos: o combate a entrada de drogas, a prevenção e disseminação de doenças como a gripe Influenza A (H1N1), por exemplo, e a questão que envolve o chamado Custo Brasil, expressão utilizada para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no país.

Na Frente Parlamentar, o presidente do SDAERGS, relatou ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Transportes Terrestres (DNIT), Wladimir Casa, sobre a questão envolvendo a tara dos caminhões. Kotz também apresentou aos despachantes são-borjenses o Curso Superior em Comércio Exterior - Graduação Tecnológica, com duração de 2 anos e meio. O curso lançado pela UNISINOS é uma nova modalidade de ensino focado no Comércio Exterior e totalmente à distância. O início está previsto para março de 2010 e será aberto ao público em geral, contudo, Despachantes Aduaneiros associados ao SDAERGS e seus colaboradores serão beneficiados pelo convênio firmado entre o SDAERGS e a Unisinos, que oferecerá desconto e condições facilitadas de pagamento.

O presidente, Lauri Kotz colocou o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros a disposição para o que for necessário, sempre no intuito de colaborar e contribuir para o crescimento e fortalecimento do comércio exterior e da classe de Despachantes Aduaneiros no município em São Borja.

E interessados em obter o material referente a palestra do Novo Regulamento Aduaneiro, solicitar pelo e-mail flavia@sdaergs.com.br.

Colaboração:
Raquel Zubiaurre Reschke
Assessora de Comunicação SDAERGS


Robson e Leandro


Participantes do encontro atentos a palestra

voltar