Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

25/01/2011 - BNDES visa projetos em Comércio Exterior

BNDES visa projetos em Comércio Exterior

Na manhã desta terça-feira (25) o consultor da Enefer, Affonso Palmeiro, reuniu-se com o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Lauri Kotz na delegacia de Uruguaiana. A Enefer é uma empresa contratada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (BNDES) para realizar estudos sobre o transporte rodoviário no Mercosul. Além desta, outras três empresas estão realizando um diagnóstico dos demais modais, a fim de levantar os problemas e potenciais do Comércio Exterior no bloco. “Após a avaliação dos diagnósticos o BNDES vai decidir onde irá investir e os valores que serão destinados”, afirmou Affonso Palmeiro.

Durante a visita técnica, Kotz falou do trabalho realizado pelo profissional de despacho, suas atribuições e importância e os gargalos enfrentados pelos mesmos na fronteira. Entre eles, a demora de liberação de mercadorias de exportação, os horários de atendimento na aduana argentina e o fechamento do laboratório de análise de vinhos importados de Porto Alegre.

Em cinco dias em Uruguaiana, Palmeiro irá visitar mais de sete empresas e entidades do setor e buscar informações e dados estatísticos a fim de levantar os problemas do maior ponto de entrada e saída terrestre de mercadorias do Mercosul. De acordo com o consultor, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 milhões em estudos neste sentido pelo BNDES desde 2009. A conclusão dos estudos está prevista para o terceiro trimestre de 2011.

Fonte: Priscila Alves de Almeida - ASCOM SDAERGS

voltar