Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

23/02/2011 - SDAERGS reivindica agilidade nas liberações de mercadorias

Na quarta-feira (23), o presidente SDAERGS, Lauri Kotz participou, em Brasília, de reunião com o diretor-presidente adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano e com o diretor José Agenor da Silva. “Não há servidores da Anvisa lotados no Chuí para inspeção de mercadorias na fronteira. Por este motivo, a fiscalização de produtos é dependente de fiscais de Porto Alegre e Rio Grande. Além disso, 60% dos fiscais da Agência estão em condições de requerer a aposentadoria”, salientou Kotz.

Na ocasião, foi entregue um documento elaborado em conjunto com a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, Fecomércio-RS e Federação das Câmaras de Comércio Exterior, sugerindo soluções para a facilitação do ingresso de mercadorias no Chuí. “Uma área tão importante para o Comércio Exterior não pode ficar acéfala”, assinalou o dirigente do SDAERGS.

A Anvisa garantiu que trabalhará no assunto e que irá acelerar estudos de efetuar convênios com as Prefeituras locais para fornecer técnicos para serem treinados para realizar a fiscalização. Além disso, dará continuidade nas forças tarefas, anuindo as Licenças de Importação via Brasília. Ainda em Março, deve publicar um Edital de remoção interna para contemplar duas vagas definitivas para o Chuí e demais fronteiras do Rio Grande do Sul. A Agência informou que trabalhará com propostas de melhorias futuras para fiscais lotados em cidades fronteiriças.

Colaboração: Priscila Alves de Almeida - Ascom SDAERGS

voltar