Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

16/03/2011 - Profissionais de comércio exterior participam de palestra no SDAERGS

Profissionais de comércio exterior participam de palestra no SDAERGS

Na última quarta-feira (16), aproximadamente 30 pessoas participaram da palestra Interrupção – Retenção e Apreensão de mercadorias no curso do despacho aduaneiro realizada pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiro do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS) na delegacia de Uruguaiana.

Na ocasião, o advogado especializado em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior, Walter Veppo, falou sobre os atos administrativos vinculados praticados pela administração aduaneira no curso do despacho aduaneiro de importação e exportação; tratou sobre os reflexos decorrentes das interrupções e retenções no curso do despacho aduaneiro e mencionou as respectivas respostas cabíveis, entre outros. “Achei bem interessante a palestra, principalmente a parte que Veppo falou sobre como pode ocorrer uma interrupção”, destaca a analista de exportação da PM Despachos, Catiuscia Monteiro.

O evento deve ocorrer na sede da entidade em Porto Alegre, nas delegacias do Sindicato em Novo Hamburgo e Rio Grande, com datas e horários a definir.

Entidades realizam interiorização em cidades fronteiriças

Com o objetivo de realizar um levantamento sobre os gargalos de cada fronteira do Estado, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Carga Seca, Líquida, Explosiva e Refrigerada de Linhas Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimercosul) iniciaram uma série de encontros com transportadores e despachantes aduaneiros em cidades de fronteira no Rio Grande do Sul.

A interiorização iniciou nos dias 10 e 11 de março, quando as entidades reuniram-se em Chuí, Jaguarão e Santana do Livramento. Cerca de 40 profissionais do setor participaram e informaram suas maiores dificuldades locais e evidenciaram soluções às mesmas. Nesta semana, SDAERGS, ABTI e Sindimercosul trabalham para elaborar um documento conjunto solicitando medidas que visam melhorias nas operações e procedimentos de Comércio Exterior.

As próximas reuniões ocorrem dias 13 e 14 de abril em Itaqui, São Borja, Porto Xavier e Porto Mauá.

Colaboração: Priscila Alves de Almeida - ASCOM SDAERGS

voltar