Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Imprensa

25/04/2011 - Despachantes Comemoram seu dia no RS

Despachantes comemoram o seu dia

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS) comemorou no final da tarde de ontem (25) o Dia do Despachante Aduaneiro com seus associados em três cidades. Um descontraído coquetel foi servido em Uruguaiana, Porto Alegre e Rio Grande a fim de marcar a data mais importante no calendário do setor. Aproximadamente 80 pessoas participaram dos eventos. Nas três cidades, os convidados contaram com a presença de um dos membros da diretoria e delegados locais. “O objetivo é mostrar a relevância destes profissionais em nossa economia. É uma forma de valorizar o seu trabalho e contribuição para o país”, destaca o presidente Lauri Kotz, que esteve presente no coquetel em Uruguaiana.

Os despachantes no Brasil

De acordo com a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) são aproximadamente 15 mil despachantes aduaneiros no país. No RS, são cerca de 3 mil habilitados. Eles podem atuar legalmente somente após dois anos de inscrição junto à Receita Federal do Brasil (RFB) como ajudante de despachante, executando atividades de desembaraço de mercadorias e intermediação de mercadorias em trânsito no país. Sua principal função é o desembaraço aduaneiro de importação e exportação, nacionalização de mercadorias importadas e desnacionalização de mercadorias exportadas.

Futuro da categoria

Atualmente este profissional atua cada vez mais com atividades complementares, agregando maior qualidade em seu atendimento. O Despachante Aduaneiro passou a ser reconhecido no mercado com dupla função e atuação: como consultor que orienta os melhores caminhos e como assessor que implanta, executa, acompanha e fiscaliza todos os processos e procedimentos pertinentes às relações de Comércio Exterior e seus clientes.

Colaboração: Priscila Alves de Almeida - ASCOM SDAERGS

voltar