Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Sustentabilidade

25/05/2011 - Retorno e Reciclagem de Vidro

RETORNO E RECICLAGEM DE ,VIDRO

Quando a sustentabilidade passa a ser peça fundamental no planejamento das empresas, é importante que os processos produtivos sejam reestruturados e repensados. Os esforços para atender aos tres erres da sustentabilidade (reciclar, reutilizar e reduzir) são muito valiosos, resultam em diversas vantagens para os negócios e ainda podem aumentar o ciclo de vida de muitos recursos naturais.

Um exemplo disso é a produção nacional de vidro que, em 2009, foi de aproximadamente 980mil toneladas de embalagens, sendo que cerca de 45% da matéria-prima empregada era oriunda de material já utilizado.

O vidro, diferentemente de outros produtos, pode ser utilizado inúmeras vezes no lugar de matéria-prima virgem, sem prejuizo de qualidade ao produto final. É um material não-biodegradável e deve ter sua destinação correta:a reciclagem.

Os benefícios do retorno das embalagens de vidro vão além: estudos garantem que um aumento de 10% de vidro reutilizado na fabricação de novas embalagens implica em uma economia de 4% de energia, 9,5% de agua e ainda reduz a emissão de CO2.

Até ai, o sistema parece bastante eficiente, mas o grande problema do vidro é o reaproveitamento das embalagens. Sem contar a sobrecarga no sistema de coleta urbana com produtos que têm alto valor.

Portanto, é de suma importancia que cada um faça sua parte neste processo: setor público investindo em educaç~çao ambiental para elevar o volume de material destinado à reciclagem; empresários orientando seus colaboradores e consumidores; consumidores dando a correta destinação ao vidro pós-consumo e a industria deve estar sempre atenta às inovações tecnológicas e continuar prolongando o ciclo de vida dos recursos naturais.

Você sabia que...

- O vidro, embora tenha sido descoberto há 4 mil anos, teve a coleta seletiva iniciada somente em 1986 na cidade de São José do Rio Preto?

- A industria do vidro tem centrado seus esforços em reduzir o peso dos produtos finais, garantindo a mesma durabilidade e resistencia?

- Um quilo de cacos de vidro resulta em exatamente um quilo de vidro novo?

- O vidro demora mais de mil anos para se decompor?

FONTE: Informativo Empresarial ECONOMIX, Fecomercio SP, junho/2011

voltar