Home Palavra do Presidente Sindicatos Filiados Fale Conosco
a
a

facebook  slideshare  twitter  youtube  

 

 

 

 

 

Você é nosso
visitante nº.:

Você Sabia?

12/06/2007 - Suframa treina empresas para novo sistema de transmissão de dados

Mais de 80 pessoas, entre funcionários de empresas fornecedoras e transportadoras, participam durante toda esta semana, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), de treinamento sobre o WS Sinal 6.0, novo sistema de transmissão de dados de documentação fiscal de mercadorias via internet.

A partir de 1º de julho, todas as empresas que operam com mercadorias destinadas à área de jurisdição da autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá) terão obrigatoriamente de adotar o novo sistema.

Uma das vantagens do WS Sinal é permitir que empresas fornecedoras de mercadorias passem a enviar as suas próprias informações para a emissão de nota fiscal e acompanhem todo o trâmite do processo. Até então, todos os dados eram transmitidos somente pelas transportadoras. “Como as empresas passarão a ter controle das informações fornecidas, esse sistema dará mais segurança tanto para a Suframa quanto para todos os demais órgãos envolvidos”, afirma a coordenadora de Internamento da autarquia, Maria do Carmo Garcia, destacando que o sistema também prevê que os destinatários atestem o ingresso de mercadorias.

Os participantes do curso, oferecido gratuitamente, estão tendo a oportunidade de conhecer in loco o funcionamento do novo sistema e de acompanhar todos os procedimentos necessários a sua utilização. Para tanto, foi disponibilizado um computador para cada participante, a fim de possibilitar o acesso e o acompanhamento das orientações passo a passo.

Devido à grande procura, a coordenadora de Internamento da SUFRAMA adianta que deverá ser feito um novo treinamento a fim de atender a demanda. A data e o local ainda serão definidos e divulgados no site da autarquia (www.suframa.gov.br). “Abrimos uma turma extra, mesmo assim, não foi suficiente para atender a todos, por isso, devemos organizar um novo treinamento em local mais amplo para apresentar o sistema para as pessoas que ficaram na lista de espera”, relata Maria do Carmo.

Ainda neste mês, o coordenador-geral de Controle de Mercadorias e Cadastro da SUFRAMA, João Carlos Paiva, fará uma apresentação do sistema WS Sinal 6.0 para empresários paulistas, em São Paulo.

Por MDIC

voltar